-
September 29th, 2026, 06:47 PM
netone Member
Do sedentarismo total aos primeiros 5 km: como o apoio certo
Há cerca de oito meses, olhar para um lance de escadas parecia-me um desafio ciclópico. Vivia num sedentarismo absoluto, alimentava-me mal e sentia que o meu corpo estava a perder capacidade funcional a um ritmo assustador. Quando decidi mudar de vida, sabia que o caminho teria de ser feito passo a passo, sem loucuras ou metas irrealistas que pudessem levar a lesões. O meu primeiro grande objetivo era conseguir correr cinco quilómetros contínuos, mas sabia que precisava de fortalecer a musculatura das pernas e do core numa fase inicial. Para escolher um local de treino adequado perto da minha área de residência em Portugal, recorri ao portal Melhores Ginasios em Portugal | Compare e Escolha que me permitiu analisar os vários centros desportivos nas imediações. Encontrei um espaço com instrutores extremamente atenciosos que desenharam um plano de progressão focado na minha condição inicial. Passados estes meses, não só completei os meus primeiros 5 km no mês passado, como a minha qualidade de vida e autoestima atingiram níveis que já não sentia há mais de uma década.
Tags for this Thread